Novas tomadas elétricas, velhos problemas

Tomada elétrica padrão 3 pinos. NBR 14136:2002

Leio numa versão impressa da revista Arquitetura & Construção, que a partir de setembro as tomadas e os plugues de equipamentos eletroeletrônicos fabricados no Brasil começaram a ser substituídos por um novo padrão.

Segundo o Inmetro, a norma NBR 14136 que padroniza o novo formato foi elaborada para aumentar a segurança de aparelhos elétricos contra choques, sobrecargas e desperdício de energia.

A adoção do novo padrão será gradual, e segundo a resolução No11 do Conmetro, todos os fabricantes e comerciantes terão até 2010 para se adaptar ao novo formato.

A nova norma prevê que, o novo padrão seja 100% compatível com a maioria das tomadas elétricas existentes nas residências brasileiras, reduzindo a necessidade da troca de tomadas.

O problema é que existem hoje no Brasil cerca de 15 tipos de tomada e 12 de plugues, dos mais variados modelos e desenhos, e o novo padrão poderá causar um efeito contrário ao pretendido e levar os consumidores a improvisarem formas de adaptar os plugues dos aparelhos às tomadas existentes e vice-versa, aumentando a diversidade de conexões e conseqüentemente os riscos de choque.

Isso sem contar com aqueles aparelhos comprados no exterior, onde os formatos são ainda mais variados, como pode ser apreciado no gráfico seguinte.

Uma resposta para Novas tomadas elétricas, velhos problemas

  1. Sinara Calmon disse:

    Gostaria de obter informações sobre o rico da adaptação de tomadas em equipamentos eletricos principalmente os utilizados em empresas como maquinas de solda, lixadeiras, etc…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: