Coleta seletiva em Recife

Esta é uma imagem do sistema de coleta seletiva na cidade de Recife. Trata-se de uma solução pouco inovadora e sem critérios de design. A proposta em termos gerais é terrivel, e no referente a sinalização e tratamento tipográfico e de imagem creo que sobram os comentários.

Em primeiro lugar, a coleta seletiva não existe, pois no interior de cada recipiente os materiais são misturados novamente. Faz algum sentido misturar garrafas plásticas, com metal, ou vidro com papel?

Não sei por que para coletar garrafas de vidro ou latas de alumínio se necessita um orifício de 30 cm de diâmetro quando uma garrafa de champagne ou uma lata de sardinhas tem no máximo 10cm de diâmetro? E no caso do container de papel, qual seria o formato mais apropriado para o orifício da entrada?

A EMLURB, empresa responsável, realiza o transporte diário dos pesados containers, os quais uma vez cheios, devem ser levados para um núcleo de triagem, onde pessoas associadas a cooperativas de catadores de lixo e ONGs devem separar novamente os diferentes materiais para sua posterior comercialização. Me pergunto por que se faz necessário transporte dos containers e não simplesmente dos materiais coletados, para reduzir custos?

Sem duvidas, o sistema está muito longe de ser um bom exemplo de design. Esperemos que nossos designers, ao invés de gastar esforços criando desnecessárias versões cadeiras e luminárias, se interessem por fazer uma contribuição mais significativa para nossa comunidade.

9 respostas para Coleta seletiva em Recife

  1. camila disse:

    eu penso o mesmo! sei que está tarde pra comentar, mas… estagío na UFPE com a coleta seletiva e também acho que esses coletores da EMLURB são inapropriados prar a sua proposta.
    Estou pagando cadeiras de desing exatamente para isso, aprender como o desing pode ajudar o meio ambiente, como melhorar as ferramentas da Educação ambiental.

  2. Alle disse:

    Concordo plenamente que há uma inaficiencia no sistema de coleta, mas como designer gostaria de comentar que nao foi inapropriada essa comparaçao com a projeção de cadeiras ou luminarias.
    O problema nao estar em o designer projetar um conteiner melhor, ate existe projetos desse, mas sim na emlurb comprar a ideia e produzi-los.
    A coleta seletiva nao é responsabilidade do Designer e sim do orgao competente. Claro que esse conteiner pode ter sido projetado por um designer, mas como acontece em varios outros curso, profissionais e ate nao-profissionais de outras areas se apropriam do “saber mecher no programa” e “projetam” o lixeiro da coleta seletiva do recife, ou seja, pode nao ter sido um designer ou entao, em tempo esse formato atendia as necessidades da coleta, hoje nao atende mais.
    Enfim, vai muito mais fundo o problema.
    abraços.

  3. Alle disse:

    perdao, *que nao foi apropriada

  4. angela disse:

    Eu acho que se não houver um trabalho de parceria com prefeitura, as escolas e principalmente a mídia,(principal incentivadora do consumo irresponsável) coleta seletiva seguida da reciclagem irá ficar só na teoria a pratica transformadora não acontecerá.Devemos fazer é partir para ação.

  5. Suely disse:

    Se as pessoas pudessem ter visto o protótipo destes containers em sua primeira versão e os caminhões. Criação de uma verdadeira conhecedora dessa separação dos materiais, mas o projeto ficaria oneroso aos cofres públicos.
    Este material reciclado deveria ser separado não só nos conteriners, mas também nos caminhões que recebem este mareial, tem um detalhe se eles forem separados nestes recipientes não o serão nos caminhões, pois os mesmos são compactadores e além de juntar tudo ainda prejudica todo material esmagando-o e as vezes destruíndo o que poderia ser reutilizado, reaproveitado, enfim se discute um design e quase nunca em como permanecer separado no recipiente seguindo desde o caminhão até o destino que são os centro de triagens. Aí sim acredito em coleta seletiva.

  6. Desconhecido disse:

    Estamos estudando isso eu

  7. Misael Freitas disse:

    Boa Tarde sou Funcionario da DUARTE CONSTRUTORA S/A e Queria Saber se Vocês faz Colate de Papel para Reciclagem Falo Papel de Escritório meu Fone 3424 6894

  8. marco antonio disse:

    Boa Tarde,
    Gostaria de saber se vocês fornecem em área pública coleta de lixo reciclável, pois onde morei tinha um e agora onde estou residindo não existe coletor. Como conseguir que se coloque coletor reciclável em área pública?

  9. TIAGO disse:

    SOU PROPIETARIO DE UMA EMPRESA QUE FAZ COLETA DE OLEO DE COZINHA USADO, PRECISAMOS CUIDAR DO PLANETA CONTATO: (81) 9459-0340 OU (81)9940-3568

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: